28 de maio de 2009

Projeto: Expertise em Alfabetização


DISCUSSÃO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS
Campo Semântico: Festa Junina


Cilene Maria Valente da Silva
Vania Maria Batista Ferreira
Grupo-base SEMEC - Belém



1º DIA
1- Converse com os alunos sobre festa junina.
2- Leia o texto com boa entonação para os alunos, marcando a leitura.
3- Leia o texto com os alunos, pelo menos duas vezes.
4- Explore palavras do texto. Ex: quantas linhas têm o texto, começa com que palavra, tem letra? Tem número? Do que fala o texto? O que você achou interessante, no texto? Onde está escrita a palavra fogueira, bandeirinha, junina, festa, Santo Antonio, São João...? Começa com que letra? Termina com que letra? Quantas vezes você abre a boca para falar esta palavra? Quantas vezes aparecem esta palavra no texto?
5- Organize o glossário de palavras do texto:
A - ANTONIO, ALEGRIA
B - BANDEIRINHA, BOLO, BANHO, BELA
C - CANJICA, COMIDA, CAIPIRA
D - DIA, DANÇA
E - ESTALINHO
F - FOGUEIRA, FESTA, FORRÓ
G - GOSTOSA
H
I
J - JUNINA, JOÃO
K
L
M - MARÇAL, MINGAU, MASTRO, MISS, MÊS
N
O
P - PEDRO, PAÇOCA, PANEIRO, PÉ
Q - QUADRILHA
R
S
T - TERREIRO, TIO
U
V - VIVA
Y
W
X
Z - ZEZINHO


6- Agora as crianças podem dizer palavras que iniciem cuja letra ainda não foi preenchida.
7- Atenção ao tempo: as crianças não podem dispersar...avance para outra atividade.
8- Escolha 5 palavras para as crianças construírem no alfabeto móvel e escrever no caderno. Atenção: durante a atividade observe de que forma as crianças estão formando as palavras e faça a intervenção necessária para que ela pense e confronte com a escrita no glossário. Esta atividade pode ser realizada em dupla.
RECREIO
9- Atividade no caderno: Pesquise no glossário palavras com inicial:

J
F
M
P
A
10- Atividade: ficha didática I
PARA CASA: Pesquise uma simpatia da festa junina e escreva no seu caderno.


2º DIA
1-Atividade de rotina: acolhida, calendário, trabalho com nomes dos alunos.
2- Distribua o texto: Festa junina, para cada criança.
Peça ao aluno que escreva o seu nome.
Leia o texto em voz alta.
Faça as crianças acompanharem a leitura com o dedo em seus textos.
Observe a direção da leitura, faça a pontuação necessária.
Chame atenção para os espaços entre as palavras.
Peça aos alunos para achar no texto as palavras e fazer um círculo em volta: São João, São Antonio, mastro, quadrilha, paçoca, festa, estalinho. Recolha o texto para uso no próximo dia.
3- Use o alfabeto móvel para realizar a atividade do quadro. Depois peça às crianças para registrar, no caderno, as palavras construídas.
Descubra que letras estão faltando para formar as palavras abaixo.
C__M__DA ___E__A M__NG__ U Z__Z__NH___
4-Atividade: ficha didática II
RECREIO
5- Selecione uma história para ler, na sala de aula. Faça a propaganda da leitura dizendo do que se trata a história.
6- Ditado de palavras: junho, mês, gostosa, bandeirinha.
O mês de junho tem São João.
7- Jogo do Coroado (forca)
PARA CASA: Pesquise nome de músicas de forró e escreva no seu caderno.

3º DIA
1-Atividade de rotina: acolhida, calendário, trabalho com nomes dos alunos.
2- Bingo de letras. Leitura do texto: Festa Junina, em voz alta.
Faça as crianças acompanharem a leitura com o dedo em seus textos.
Observe a direção da leitura, faça a pontuação necessária.
Chame atenção para os espaços entre as palavras e peça para que marque com X o espaçamento entre as palavras.
3-Atividade no quadro:
Escreva as palavras do texto que tem a letra:
A__________________________________
F___________________________________
J____________________________________
M___________________________________
B___________________________________
RECREIO
4-Atividade: ficha didática III
5- Ditado: festa, canjica, pipoca, paçoca, arraial, bandeirinha.
6- Selecione um livro para ler com as crianças. Mostre as imagens para que as crianças digam do que se trata - é a antecipação da leitura (a criança também passa por essa fase). Quando for lida pode confirmar ou não suas impressões sobre o assunto abordado no texto.
7-Atividade: ficha didática IV
8- Atividade no quadro: Escreva no círculo as letras das palavras abaixo:
BOLO- CANJICA- PAÇOCA - PESCARIA
9- Liga as figuras às letras iniciais.
FOGUEIRA (DESENHO) F PANEIRO (DESENHO)

BANDEIRINHA (DESENHO) B BOLO (DESENHO)

MINGAU (DESENHO) P MASTRO (DESENHO)

M

10- Ditado: O aluno dita para turma palavras que tem a ver com o tema trabalhado.

DEVER DE CASA: Pesquise nome de quadrilhas juninas, perto de sua casa e escreva os nomes no seu caderno.




4º DIA
1-Atividade de rotina: acolhida, calendário, trabalho com nomes dos alunos.
2-Leitura do texto: Festa Junina, em voz alta.
Faça as crianças acompanharem a leitura com o dedo em seus textos.
Observe a direção da leitura, fazer um x onde inicia a leitura e uma bolinha onde termina, faça a pontuação necessária; Chame atenção da criança para a constituição do texto (número de parágrafo).
Chame atenção para os espaços entre as palavras e para o título.
3-Complete os nomes das letras da palavra conforme figura abaixo:

B__ND__ __R__NH__ (DESENHO)

__A__EI__R___O (DESENHO)

CH__P__ ___ (DESENHO)

V__ ___S__ I ___ O (DESENHO)

RECREIO
4- Atividade: ficha didática V
5-Escolha e pinte o nome (atividade no quadro).


AAU

BALÃO

BALAU


APEU

AEU

CHAPÉU




6- Ditado em dupla: um aluno dita 5 palavras e o outro escreve e vice versa.
Cuidado com as duplas escolhidas, pois o critério é aproximar os níveis. (P S e S; S e S A e S A e A) Caminhe, nas duplas, para que perceber se eles estão realizando a atividade.
7-Selecione um gênero textual para ler as crianças (pode ser conto, poesia, cantiga de roda, narrativa, lenda, notícia de jornal...).
DEVER DE CASA: Pesquisar sobre os cordões de pássaros que têm em Belém e escrever no seu caderno.
Atenção: Orientar a criança sobre a atividade proposta.


5º DIA
1-Atividade de rotina: acolhida, calendário, trabalho com nomes dos alunos.
2-Leitura em voz alta feita pelo professor:
Faça as crianças acompanharem a leitura com o dedo em seus textos.
Faça pauta e peça para que as crianças leiam a palavra seguinte, a frase seguinte.
Chame atenção da criança para o número de parágrafo no texto.
3-Atividade: ficha didática VI
4-Marcar de acordo com a resposta. (Atividade no quadro)
Com quantas letras se escreve a palavra BANDEIRINHA?

10 9 11

Quantas vezes aparecem o “I”na palavra BANDEIRINHA?
3 2 1

Quantas vezes aparecem o “A” na palavra BANDEIRINHA?
2 4 3

Quantas letras diferentes aparecem na palavra BANDEIRINHA?
3 5 8

5- Complete com as sílabas que faltam:

GAU


LÃO


NHA


CA


BA_____

PIPO____

MIN_____

BANDEIRI_______

RECREIO
6- Selecione um gênero textual para lê as crianças (pode ser conto, poesia, cantiga de roda, narrativa, lenda, notícia de jornal...).
7-Jogo da caixinha: Base Dez
Material: 1 caixa de fósforo e 10 grãos de feijão
Procedimento: Pegue 1 caixa de fósforo grande e faça um furo na divisória interna (dividindo-a ao meio). Coloque os grãos de feijão numa divisória da caixa, conte os feijões em voz alta, com as crianças, feche, balance e comece o jogo, dizendo às crianças que agora vamos brincar de aposta. Vocês terão que descobrir quantos grãos de feijão irá cair em cada lado da caixa. Vou sacudir, enquanto isso vocês farão suas apostas, registrando a quantidade no seu caderno. Depois vamos conferir quantos grãos de feijão têm em cada lado. Quem acertar ganha um ponto.
8- Ditado com 4 palavras e frase (lista de ingrediente que contém no bolo de fubá).
Sugestão: fubá, coco, açúcar, fermento, ovo, manteiga, trigo,
O bolo de fubá é muito gostoso.

9- Ligue as mesmas palavras, escritas com diferentes tipos de letras:
BOLO foguete
CHAPÉU bolo
PESCARIA bandeirinha
PAU DE SEBO pescaria
BANDEIRINHA pau de sebo
FOGUETE chapéu
TERREIRO miss
MISS terreiro

DEVER DE CASA: Pesquise onde acontece a festa de São Pedro em seu bairro e escreva no seu caderno.



Texto

FESTA JUNINA

OBA! AGORA É TEMPO DE FESTA JUNINA. VOCÊ SABE POR QUE ELAS SÃO CHAMADAS DE JUNINAS? PORQUE ACONTECEM NO MÊS DE JUNHO. NA FESTA, VAI TER MINGAU, PAÇOCA, BOLO, CANJICA, HUM! MUITA COMIDA GOSTOSA.
O FORRÓ VAI SER BOM, VAI TER MUITO ARRASTA PÉ, MISS E CAIPIRA PARA DANÇAR UMA BELA QUADRILHA.
DIA 12, É DIA DE SANTO ANTÔNIO, VAI TER FOGUEIRA E ESTALINHO NO TERREIRO DO TIO ZEZINHO.
DIA 24, É DIA DE SÃO JOÃO BANHO CHEIROSO E MINGAU GOSTOSO.
DIA 29, VOU LEVANTAR O MASTRO NA FESTA DE SÃO PEDRO.
NO 30, É DIA DE SÃO MARÇAL, TEM DANÇA E FOGUEIRA DE PANEIRO.
A FESTA SERÁ NO TERREIRO, COM BANDEIRINHAS COLORIDAS E MUITA ALEGRIA. VIVA SANTO ANTÔNIO!
VIVA SÃO JOÃO! VIVA SÃO PEDRO! VIVA SÃO MARÇAL!



E-MAIL 1: Colegas,

A sequência está bem interessante. É muito válida a contribuição das colegas. No entanto, alguns comandos devem ser revistos, muitas atividades podem ser adaptadas, melhoradas, conforme o nível da Turma. Compreendo a ânsia, a angústia diante dos resultados em relação à aprendizagem. Todos/as nós queremos que o professor avance no processo de Formação da competência Alfabetizadora e, consequentemente, que as crianças aprendam melhor e avancem nos níveis de conceitualização da escrita.
Minha preocupação é que a nossa ânsia nos leve a ter atitude que contrariem a base teórica e metodológica que norteia as nossas propostas de Formação continuada, centrada na leitura, pesquisa, elaboração própria/reconstrução da prática. Como podemos formar professor reflexivo, quando planejamos para ele executar? Como formar profissionais autônomos, se fazemos por ele ao invés de orientá-lo, fazendo com ele? Nosso desejo/objetivo não é que o professor reflita sobre a prática (o que pressupõe reorientação/reconstrução do pensar e do fazer pedagógico). É lógico que muitas professoras precisam de mais apoio/orientação para planejar e desenvolver as sequências didáticas. Minha sugestão é que seja garantido nos encontros e/ou HPs o planejamento de sequências didáticas e estejamos mais atentos à execução em sala de aula. Caso contrário vamos continuar pensando/planejando e os professores executando ou não. Esse professor que queremos? Não é nisso que acredito!
Vera

E-MAIL 2: Caras Colegas Cilene e Vania....
Achei bastante interessante a idéia de vcs criarem uma proposta de sequência didática com o campo semântico Festa junina.
Nós que estivemos muito tempo trabalhando em escola percebemos que é muito frequente e bastante divulgado o tema junino, por ser uma festa popular onde muitos alunos e pais se envolvem bastante nos festejos com a época. Haja visto também que a maioria ou quase todas nossas escolas e UPs realizam essa tradicional festa.Se me permitem nesse ponto discordo do comentário da colega Vera, acho sim que está bem trabalhado, fundamentado e apropriado para todos os niveis de serie e alunos que nos temos.
Pois não consegui perceber alguns comandos que precisam ser revistos ou atividades que precisam ser readaptadas.Também nao vejo que essa proposta contrarie nossa base teorica e metodologica.
Acho que nesse caso toda proposta sugerida ou indicada é válida se queremos ver as crianças aprendendo.
Creio que estarmos sugerindo uma vez tal proposta, não vai estar ferindo nossos ideais, nos tornando criadores de tarefas para os professores executarem a mesma. Pois como bem disse a Lorena em seu mail é uma atividade para nós orientarmos.
Se por acaso algum colega identificou tal falha pode no seu grupo fazer essa mudança particular, pois discordo da mudança sugerida.
De resto gostaria de parabenizar a todos os colegas que elaboraram a proposta estendendo os parabéns também a Marta e ao Elienae que os vi ajudando na elaboração.
Oxalá que todos nós possamos ter os mesmos resultados que a Vania a e a Cilene tiveram ano passado que foi de 65% de alunos alfabéticos, não foi a toa os resultados que conseguiram!!!!
Abraços Renato


E-MAIL 3: Formadores do Gbase,

Salutar essa discussão, entendemos que toda ação de formação que realizamos deve ser refletida, pensada, analisada e fundamentada de maneira crítica e propositiva, tudo é objeto de pesquisa, tb o material didático.
Estudamos sobre isso na segunda-feira. Podemos amadurecer e ampliar a discussão no fórum do blog, nas próximas semanas. Considero o fórum mais adequado. Se me permitirem, levarei recortes dos e-mails sobre a atividade festa junina, para o blog.
Lá ficará a memória de nossas reflexões e posicionamentos, que são sempre provisórios, não somos formadores doutrinadores, não temos método único, tudo é objeto de aprender. Estamos todos em aprendência, e por isso podemos, testar, ousar, arriscar e até errar.
Abs Lorena

A discussão está aberta, incluam seus comentários: Devemos ou não encaminhar estudo sobre sequência de aula no projeto expertise? Se encaminharmos qual será o melhor encaminhamento? O que não devemos fazer? Como problematizar essa prática com o professor? Incluam aqui posicionamentos, opiniões, sugestões e relatos de experiência com a seqüência didática: Festa Junina. 25 a 29/05/2009.